César Neto: 9º mês de vida...

Meu meninão completou esta semana 09 meses de vida. Lá vamos nós pro "relato mensal"... rsrs

Só de boa em seu berço...
Cesinha é um garotinho extraordinário, especial por essência, e de um jeitinho encantador de ser. Só faz sorrir o tempo inteiro e só chateia quando está com fome ou quando a mamãe está corrida e não pode pegá-lo nos braços. Ele está aprendendo muitas coisas, pra começar já faz birras. Quando não dá o que deseja reclama. Está muito interessado nos objetos e quando quer mesmo algo se joga, fico até com medo de se machucar, mas fico feliz em ver sua determinação. Quando o coloco em nossa cama, faz a maior bagunça pois como ainda não consegue rolar completamente descobriu que pode "aproximar" as coisas puxando o lençol. Isso é bom pois demonstra habilidades sendo desenvolvidas. É interessante a descoberta de seu pé. Como ele é fofinho é uma luta "acertar" colocar o pé na boquinha e quando as coisas se complicam ele suspende a perninha pela calça que estiver usando. Ele está buscando meios de desde já se virar para conseguir o que deseja. São progressos significativos, pois seu cognitivo vem se desenvolvendo conforme o esperado. Está pra lá de conversador, principalmente nas madrugadas, quando desperta e quer me contar todas as novidades. Gente minha vida tá hiper corrida, tá difícil conciliar tantas coisas em apenas 24hs., o trabalho tá uma loucura, a faculdade cheinha de atividades, a rotina de Cesinha com fisioterapia 2x por semana e os acompanhamentos médicos, cuidar das rotinas do Eduardo também, ufa, tem dias que nem acredito que consigo conciliar tudo. Mas é gratificante demais depois de um dia cheio, chegar em casa tarde pra caramba e encontrar meus filhos felizes em me ver. O Du tem dormido tarde me esperando chegar da UEFS só pra dormir pertinho e o César quando percebe minha presença em casa, faz tanta folia que alegra meu coração. Mesmo cansada, exausta depois de longos dias, minha disposição se renova com tanto carinho que recebo. Ser mãe de crianças tão especiais me enche de alegria.

Ontem César finalmente começou o tratamento de reabilitação motora no SARAH. Depois de tantas intercorrências, agora começamos de fato. Conversamos bastante e foi combinado o seguinte: tá na hora de avaliar com precisão o funcionamento da bexiga e intestino do meu bb. É explícito que Cesinha tem o intestino neurogênico, apesar da melhora em sua evacuação, sua caquinha constantemente tem aspecto escuro e nem sempre é pastosa. A enfermeira me explicou que fezes escuras significam que estão "velhas", estão demorando pra sair e por conta disso endurecem e podem vir a trazer graves problemas. Apesar de todo o cuidado com sua alimentação, precisamos ainda assim, fazer mais por ele. Mesmo com o uso da fibra voltaremos a usar em conjunto o supositório glicerinado 01x ao dia e convencê-lo a ingerir mais líquido. Serão medidas que facilitarão muito essa questão. Quanto ao seu xixi, continua urinando muito, mas daquele jeitinho: às vezes em forma de jatos, outras gotejando. Sinais de mal funcionamento. A equipe médica me assustou: será necessário fazer uma série de exames e adivinha quanto tempo ele precisará ficar internado lá? De 03 a 04 semanas!!!! Eu quase tive um treco, como contar na empresa que me ausentarei por tanto tempo? como me ausentar do meu lar? Mas logo essa preocupação foi substituída pela felicidade de ter a oportunidade de conhecer mais sobre as condições de meu filho, esses exames serão decisivos para  a escolha de meios para melhor preservação de seus órgãos, é preocupar-se com seu futuro. Ainda fico angustiada com a questão do xixi, morro de medo do cateterismo, fico temerosa de machucá-lo, mas sei que Deus nos capacitará para fazermos o que for preciso. Provavelmente esse internamento se dará na 2ª quinzena de julho, pois antes precisamos retornar ao neuro depois do dia 27/06, quando se completa 60 dias da troca de sua válvula, para uma revisão.

No mais pessoal, agradeço por cada dia de vida e por cada benção que Deus derrama sobre minha família. Apesar de todas as complicações aparentes, das incertezas e da insegurança no como lidar com as possíveis necessidades do meu pequeno, sou muito FELIZ. Pois minha família e a presença de Deus em meu lar é tudo pra mim. Não me imagino hoje vivendo num contexto diferente do atual. Sei que o propósito de Deus está sendo realizado na minha vida, na vida de meus familiares. E o pequeno grande César, como sempre, só sorri pra essa vida abençoada que Deus lhe deu. Um grande abraço ;)
Dupla dinâmica em ação: traquinando...

P.S.: Já conversei na loja sobre nosso internamento no SARAH, e graças ao meu bom Deus, poderei ficar fora pelo período que for necessário. Sem sombra de dúvidas, Papai do Céu cuida de nós e das pessoas próximas. Sei que tolerância tem limites, mas agradeço muito pela compreensão da minha equipe de trabalho. Seria bom poder ficar em casa dengando meus pequenos, mas necessito muito de meu trabalho, pois é uma das maneiras possíveis para permitir aos meus filhos melhores condições de vida.

Comments
4 Responses to “César Neto: 9º mês de vida...”
  1. cesar jr says:

    sobrinho gatoooo!! te amo titio!

  2. Sonia Adorno says:

    Deus é maravilho Céu!
    Através das bençãos que Ele derrama sobre tua vida, um dispertar toca em mim...Toda vez que vc atualiza o seu relato, corro pra lêr, é uma forma de acompanhar sua história...
    Qualquer pessoa que lêr tua história, sente a presença de Deus agindo, não temas amiga, Continue assim: Firme e Forte!Ele estar te acompanhando...Beijos da tua amiga que mais ainda te adimira...

  3. Amiga, comecei o acompanhamento de Antonio lá no Sarah, como já tinhamos acompanhamento com urologista e tem menos de 1 mes que fizemos o estudo urodinamico, não vamos precisar repetir.

    Com relação ao Cateterismo, no início é dificil, não pela criança, pois, eles não sentem absolutamente nada, eu faco com xilocaina em gel e é tranquilo, mas, é por nós mesmo. As mães sempre sofrem mais que os pequenos.

    Contudo, você é mãe, é forte (muito mais do que imagina) e tem que fazer o que tiver que ser feito. Seu filho precisa do cateterismo MESMO.

    O intestino é sempre mais dificil, ele realmente é teimoso. Estou tendo excelentes resultados com o uso continuo de Pentalac, o pessoal do Sarah mandou manter. Provavelmente vc tb vai usar no César. Água tem que usar mesmo, deixe sempre uma mamadeirinha com água, com o tempo ele se acostuma a pegar e bebe brincando.

    Tire da sua cabeça que o cateterismo machuca, pq não machuca, te garanto. Qualquer dúvida me chama.

  4. Marcella says:

    Mãe deveria ter um coração maior que o restante da população... O que mais me angustia mesmo é o cataterismo. Mesmo sabendo que não o machuca, que não dói, parece que maltrata... Tenho medo de errar o procedimento, por culpa minha agravar a situação, e pior, e quando eu não estiver com ele? Como confiar um procedimento tão cuidadoso a outra pessoa? Saio de minha casa cedo, só vejo minhas crianças à noite... Estou ansiosa pra fazer logo a urodinâmica, acho que preciso começar, aprender e ficar "experiente"!!!!

    Deus tá na direção de tudo ;)

Leave A Comment

Tecnologia do Blogger.