César Neto: 7º mês de vida...

Enrolando p/ comer a papinha...


O 7º mês de vida do meu grande César foi repleto de emoções... Estamos enfrentando dificuldades em relação à eliminação das suas fezes, meu bebezão gripou, anda reclamando das papinhas (só quer saber de leite), visitamos o Hospital SARAH para a admissão dele e início do tratamento, Cesinha foi operado pela 3ª vez... haja coração...





    No Sarah foi maravilhoso, uma semana inteirinha de aprendizado, troca de idéias e César foi avaliado em diversos aspectos. Foram muitos questionamentos quanto ao seu dia-a-dia desde como brincamos com ele, o que faz de manhã à tarde à noite, se fica mais sentado ou deitado, o que come quando e como, ensinamentos quanto à melhor forma de lidar com o xixi e o côco, uma nova dieta bem laxante para facilitar sua alimentação, muitas informações. Analisando os exames feitos lá os médicos informaram que César não está sendo capaz de eliminar por completo sua caquinha, pois o raio x apontou muito côco no intestino. Quanto ao estudo do xixi, faremos um exame futuramente chamado Urodinâmica da Bexiga para ser avaliado o comportamento desse órgão, como ele está funcionando e observar se está havendo retorno de urina para os rins. Essas questões ainda me deixam apreensiva... Eu achava que meu bb não teria problemas com caquinha e xixi já que faz direitinho e todos os dias em quantidade razoável. Mas sua condição exige uma atenção melhor e quanto ao xixi, provavelmente em breve estaremos fazendo uso do cateterismo da urina para sua retirada por completo da bexiga, uma medida preventiva em caso de futuros problemas em seu aparelho urinário. Quanto ao seu desenvolvimento cognitivo está muito bom: atento, interessado nos brinquedos e nas coisas ao seu redor, atende quando o chamam de "Cesinha, César ou Césão", ao conversar com as pessoas observa atentamente seus rostos e responde quando lhe é dirigida a palavra, enfim, tem se desenvolvido direitinho. Quando à parte motora, no momento precisamos aperfeiçoar o seu "rolar", ele não consegue fazer esse movimento por completo, e o seu peso não ajuda também. O tratamento consiste em conquistar metas e a do momento é auxiliá-lo a rolar com muito estímulo, brincadeiras, colocar ele no chão e na cama de preferência de "bruços" para assim fortalecer os braços e tronco (ele já sustenta direitinho sua cabeça). Aprendi que toda a evolução do bb no sentido de sua movimentação depende muito de seu interesse. César precisa ter vontade de se locomover, ser motivado a ir em busca do que deseja, até o seu andar, só vai acontecer se ele sentir-se impulsionado a isto! Ele precisa rolar, sentar, arrastar, engatinhar, levantar-se para andar. Como toda criança pode ser que pule uma etapa, mas ele vai conseguir, do jeito dele, galgar todas essas metas. Não esquecendo do mais importante: toda criança tem seu próprio ritmo, não posso compará-lo a outra, ou esperar que aos 7 meses ele faça isto ou aquilo, tudo acontecerá em seu tempo. Ficamos no SARAH entre os dias 16 e 20/04/12.

Pós operatório... de cortar o coração...
Voltando do SARAH, hora de agilizar a cirurgia de César para avaliação da válvula. A equipe médica do SARAH avaliou a última tomografia e eles acharam prudente a decisão do Dr. Luis em operá-lo. A válvula não deve em nenhum momento incomodar o paciente, e como ela já estava mal posicionada, compromete seu funcionamento e o dr. ao operá-lo determinará a troca ou não da válvula, bem como sua retirada. A cirurgia para correção foi marcada para o dia 27/04. Foi muito angustiante para nós a volta ao hospital, foi difícil para mim ter que mais uma vez acompanhar meu bb ao Centro Cirúrgico e lá entregá-lo nas mãos de tantos profissionais... Mas DEUS É FIEL E NÃO NOS ABANDONA NUNCA, e com toda certeza Ele cuidou para que tudo acontecesse conforme Seus desígnios. Cesinha levou cerca de 2hs em cirurgia,  dr. optou pela troca da válvula, e ao retornar pro aptº muito choro. Meu pequeno ficou num jejum de 12hs e o resto do dia ficou muito chateadinho, agoniado com o soro preso ao seu braço, com movimentos limitados por conta dos curativos em sua cabeça. Não é difícil imaginar o quanto a noite foi incômoda... muito chorinho, sem querer comer, não tinha posição que agradasse, mas mamãe esteve lá firme e forte com um colinho bem aconchegante e cheinha de amor para dar!!! No sábado 28/04 ele já estava de alta. Apesar da complexidade da cirurgia, o procedimento é rápido e não demanda muitos dias de internamento. Voltamos pra casa felizes da vida, pois tudo ocorreu de maneira tranquila, o temor da nova cirurgia foi dissipado e agora só cuidar para que meu pequeno se recupere com a maior brevidade possível!!!

"Tá tudo bem mãe!!!"
Sou muito feliz em ser mãe do César, ele revigora minha fé, renova minhas energias com seu belo sorriso, com sua vontade de viver, às vezes ele me olha nos olhos como quem diz "Tá tudo bem mãe" e creio que meu bbzinho lindo ainda vai contar muitas histórias, creio que todo esse período de intervenções médicas tende a ir reduzindo. É um bb maravilhoso, calmo, amoroso e dengoso, até de jejum e chateado com a demora da cirurgia ficou lá na recepção do hospital um tempão fazendo seu besourinho...

Apesar dos temores que às vezes sentimos, das novas rotinas que estão por vir, Deus nos capacitará e estaremos prontinhos para auxiliá-lo no que for necessário!!!!

Comments
2 Responses to “César Neto: 7º mês de vida...”
  1. Preta says:

    Olá Marcela tudo bem? Em primeiro lugar quero te parabenizar pela familia linda que tens e principalmente por essa fofura que é o Cesar. Olha querida, eu entendo todos os teus anseios e aflições pq tbm já passei por isso. Meu filhão tem 14 anos,tbm é mielo, tem hidrocefalia(usa válvula), ele não tem sensibilidade da cintura para baixo é cadeirante... mas te digo que é UMA BENÇÃO DE DEUS!Tenho dificuldades para encontrar mães que tenham filhos da idade do meu ou mais velhos. Quando ele nasceu, os primeiros anos de vida foram muito difíceis, mas tudo com o tempo vai melhorando sim!!! Eu queria te convidar pra visitar o meu blog, ao longo desses anos a gente se depara com muitas situações, umas boas e outras nem tanto, por isso criei o meu blog, pra compartilhar um pouco do que já passei e ainda passo com meu filhão. O apelido do meu filho é Dudu, lá coloquei uma foto dele. Se quiseres me perguntar alguma coisa por e-mail, fique a vontade, se eu souber responder farei com o maior prazer, afinal os nossos blogs tbm são para trocarmos experiências não é mesmo?
    Nunca esqueça que apesar das dificuldades e das lutas,nosso Deus nunca irá nos abandonar, afinal ele nos confiou esse ser tão precioso que são os nossos filhos. Essa é a nossa força, a presença e a fé em Deus pra continuarmos em frente!!!
    Um abraço e fique com Deus...Dê muitos beijinhos nessa lindão do Cesar.
    Preta

  2. Marcella says:

    Preta, agradeço seu carinho!!! Irei fazer uso sim do seu blog e dúvidas minha flor sempre aparecem mesmo e fico feliz em saber que posso contar contigo. De fato temos bens preciosíssimos confiados a nós por Deus e nada nos faltará na valiosa jornada de cuidar e amar muito nossas crianças. Que Deus continue te abençoando e desde já tbm coloco-me à tua disposição no que for necessário. Um grande beijo!!!

Leave A Comment

Tecnologia do Blogger.