27 janeiro, 2013

Entendendo o Cateterismo Vesical...


                                                           Cateterismo Intermitente limpo

O cateterismo intermitente limpo é um dos recursos terapêuticos empregados nas situações nas quais o controle nervoso da micção foi comprometido como nas doenças da medula espinhal e nos traumas raquimedulares.

Nessas situações, embora muitas vezes a(o) paciente apresente micção espontânea e até mesmo perda involuntária de urina, há tendência de comprometimento progressivo da função dos rins e da bexiga ao longo do tempo. Isso ocorre porque a bexiga passa a funcionar num regime de estresse constante e pressão elevada, que causam perda progressiva da sua elasticidade e capacidade naturais, além de dificuldade para a drenagem da urina produzida pelos rins.

Em geral, o cateterismo intermitente limpo é empregado em associação com o uso de medicamentos que têm por objetivo diminuir a pressão da bexiga e aumentar sua capacidade. Dessa forma, o objetivo final do tratamento é restaurar a função de reservatório urinário da bexiga, evitando-se perdas urinárias involuntárias entre os cateterismos e propiciar o esvaziamento adequado da bexiga, que diminuirá o risco de infecções urinárias e de comprometimento progressivo da função dos rins.

O cateterismo poderá ser realizado por qualquer paciente que tenha coordenação motora mínima (função de pinça dos membros superiores) e poderá ser realizado, também, por um familiar ou profissional de saúde. Em geral é realizado 4 a seis vezes ao dia. O treinamento para o cateterismo inclui o ensino de aspectos básicos da anatomia dos órgãos genitais, princípios de desinfecção e noções sobre o manuseio de cateteres e de manobras visando facilitar o esvaziamento.

Esse treinamento deve ser realizado por profissional especializado da área de saúde, em geral enfermeiro com treinamento no cuidado de pacientes com estomas ou pelo próprio médico.



Fonte: http://www.cassioriccetto.med.br/procedimentos/cateterismo.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário